top of page

O que fazer quando não me identifico com o meu mentor?

  • 24 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Não se identificar com o seu mentor é uma situação totalmente passível de acontecer com qualquer profissional e temos que analisar sob 2 ângulos: o profissional, pessoa física, que faz a contratação de seu próprio mentor e quando o processo é oferecido pela empresa.



O que fazer se você for o profissional que contratou o mentor

  1. A primeira orientação é que o interessado busque recomendações com pessoas confiáveis, que já tenham passado pelo processo, com resultados positivos;

  2. Entreviste todos os profissionais recomendados, não feche com o primeiro. Tente identificar em cada um os pontos que você mais gostou, assim como os menos interessantes;

  3. Analise criteriosamente o resultado de suas entrevistas e faça a opção pelo que apresentou mais pontos positivos, porém não deixe de lado a questão da empatia. Muitas vezes o profissional é excelente, mas não conseguimos ter uma relação empática com ele ou com ela, e isso afetará todo o processo;

  4. Se mesmo após todas as análises, você perceber após 1 ou 2 sessões que não “deu match” com o profissional contratado, seja honesto consigo mesmo e com o mentor. Externe de forma serena seus sentimentos e encerre a parceria, indo em busca de outra opção.

Será a melhor solução para ambos, já que ao bom mentor não interessa ser remunerado por algo que não gera resultados.


O que fazer se o processo for oferecido pela empresa onde você trabalha e você não se identificar com o mentor


Muitas empresas, com tradição em processos de desenvolvimento através da Mentoria ou Coaching, costumam oferecer mais de uma opção a seus profissionais. Se isso ocorrer, a seleção ficará muito parecida com o que vimos acima. Porém, se não der match, você terá que ser o mais honesto possível com a empresa que está patrocinando o processo, reconhecer que você não fez a melhor escolha e solicitar uma segunda chance. Se você não puder escolher, a recomendação é a mesma. Não dê continuidade ao processo.


Muitas empresas, conscientes de que esse é um fator limitante do sucesso do processo, acolhem a solicitação e permitem que seja feita a troca do mentor ou do coach.


É uma situação delicada, porém uma excelente oportunidade para você mostrar que está realmente interessado em seu desenvolvimento, se expondo para que o problema seja resolvido da melhor forma. Nessa ação você terá que exercitar muito a humildade, sua capacidade de convencimento e de negociação!


Você já passou por alguma dessas situações? Como foi sua experiência?


Artigo escrito por Sonia Gurgel, co-fundadora e mentora da Zeal Mentors.

Saiba mais sobre nosso processo de Mentoria Organizacional conversando com um de nossos mentores pelo Linkedin: Alba Soares, Edmar Gualberto, Jorge Anastacio e Sonia Gurgel. ou pelo nosso WhatsApp: 41 99258-2916.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page