top of page

Mentoria ou Coaching?

  • Foto do escritor: EdmarGualberto
    EdmarGualberto
  • 18 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mai. de 2021

Por Edmar Gualberto


É muito frequente nos primeiros contatos com consultorias de Mentoria ou Coaching, observar a dúvida que paira sobre os profissionais (jovens ou mais experientes) se estão buscando um programa de coaching ou mentoria.


Muitos, até quebrando uma barreira difícil, se expõem e perguntam: qual a recomendação coaching ou mentoria? Porém, outros já chegam determinados nas suas escolhas.

Neste momento, mentores e coachs rapidamente percebem que, para alguns casos, não é coaching que estão à procura, mas sim mentoria. Já outros não é a mentoria e sim coaching. E há outros casos que não se enquadram em nenhum deles.


Assim, este é um primeiro passo muito importante a ser dado, para que o processo de coaching ou mentoria seja realizado, de tal forma que as expectativas do cliente sejam atendidas e suas angústias aliviadas. Torna-se imperativo esclarecer se o perfil da situação é para mentoria ou coaching.


Também deve-se considerar que, durante o processo, poderá ser sugerida uma mudança, para um ou para outro, dependendo do desenvolvimento e novas informações durante as sessões. Para isto, é muito importante que tanto o mentor (ou coach) juntamente com o mentee (ou coachee) conversem exaustivamente sobre estes temas, para que fique bem compreendido qual processo é recomendado para a situação apresentada.


Havendo esta compreensão por parte do mentee ou coachee, ele poderá melhor avaliar sua evolução bem como o atingimento de seus propósitos. De maneira bem sucinta, a mentoria se caracteriza, em geral, pela possibilidade do cliente conversar sobre os mais diversos assuntos organizacionais que o inquietam com uma pessoa de boa formação educacional e cultural e, principalmente com experiência profissional relevante e vivência em diversas áreas da nossa sociedade. Os objetivos são amplos, genéricos, sistêmicos, dinâmicos, e normalmente traçados de uma sessão para outra.


Já o processo de coaching, se caracteriza pela sua objetividade em determinados temas que o coachee está encontrando dificuldade em superar, descobrir as barreiras que o impedem de obter melhores resultados em seu desempenho, desenvolver suas competências comportamentais e etc.


Este trabalho é basicamente alicerçado nas experiências e conhecimentos do coachee. Para tanto, o processo segue metodologia e técnica estruturadas sendo avaliados a cada etapa cumprida. Neste caso o número de sessões é pré-determinado e, trabalhos como leitura de artigos, livros, filmes, peças teatrais e exercícios, complementam e embasam as discussões durante as sessões.


Assim, para que se possa obter os melhores resultados que um programa de mentoria ou coaching, se torna fundamental o conhecimento e a clara compreensão do conceito de um e de outro e como seus processos se realizam.


Boa sorte em seu projeto de Mentoria ou Coaching.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page